Compre aqui o livro 'vísceras'

Conecte-se:


*Blog Raul Machado: http://raulmachado.blogspot.com/


sábado, 17 de outubro de 2009

Divulgações


*Cascaes 100+1

Quando: 16 de outubro a 14 de novembro de 2009
Onde: Terminal de Integração do Centro (exposição “Cascaes em trânsito”); Palácio Cruz e Sousa, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Pântano do Sul (show musical “Festa pra Cascaes!)
Quanto: Programação gratuita


Homenagem ao artista e pesquisador que completaria este ano 101 anos terá 30 dias de artes visuais, música, teatro, literatura e cinema.

Pela primeira vez na história de Florianópolis, de 16 de outubro a 14 de novembro, a área de maior concentração de pessoas da cidade – o Terminal de Integração do Centro (TICEN) – será ambientada para receber uma mostra da diversidade da obra de Franklin Cascaes: exposição de 32 reproduções de esculturas, 26 desenhos, 10 manuscritos, exibição de quatro filmes sobre ele e sua obra, oficina e aulas de desenho, cinco shows musicais em diferentes pontos da cidade e 16 intervenções teatrais se somarão à distribuição de panfletos com benzeduras e histórias extraídas dos escritos de Cascaes. Tudo isto faz parte da programação do projeto Cascaes 100+1.

Com toda a programação gratuita e um público estimado em mais de um milhão de pessoas, este projeto da Associação dos Amigos do Museu Universitário é produzido pela Exato Segundo Produções Artísticas, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte por meio do Funcultural. As ações contam ainda com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina via Secretaria de Arte (SecArte) e do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral; da Fundação Catarinense de Cultura; da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Secretaria de Educação de Florianópolis. O projeto tem o apoio da COTISA, da Rádio CBN Diário, da Cinemateca Catarinense e do Cia. Teatro em Trâmite.

A abertura do evento será no dia 16 de outubro, data em que Cascaes completaria 101 anos, com o primeiro show do projeto Festa pra Cascaes!, no jardim do Palácio Cruz e Sousa, das 12h às 14h, show da banda Francolino, formada por Denise de Castro, Marcelo Muniz, Baixinho, Jorge Lacerda, Silvia Beraldo, Carlos Augusto Vieira e Chico Thives, com convidados especialíssimos como Valdir Agostinho, seu Frankolino, dona Bilica e seu Maneca. Das 17h às 19h sobem ao palco Gentil do Orocongo e Trio do Engenho seguidos pela banda Francolino e a convidada Claudia Barbosa. No repertório, músicas populares e composições que abordam Franklin Cascaes e sua obra.

Confira toda a programação em www.exatosegundo.com.br/cascaes



----------/----------------/--------------------/--------------------/-----------------/-------

*Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência

Local:
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina
Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil - CEP 88025-202
Tel.: (48) 3953-2325 / 3953-2327 / 3953-2329

Visitação:
De 07 a 30 de outubro de 2009
Diariamente das 9h às 21h

Resultado de uma pesquisa de campo feita em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil, abre na terça-feira (6), no Museu da Imagem e do Som, em Florianópolis, a exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência.O registro fotográfico, inédito, foi realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente.
A mostra busca divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.
A exposição, que em Florianópolis tem o patrocínio da Petrobras com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.
A mostra, que começou a circular em 2006, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, devido ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, já passou por 15 cidades brasileiras e seis cidades da América Latina - Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima e Bogotá. Nesta nova fase, estão programadas 15 exposições em todo o País, entre elas no Metrô Sé, em São Paulo, em Campo Grande e em Porto Alegre.
A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

Fonte: Comunicação/FCC
-----------/-----------------/---------------------/-----------------------/---------------/----
*Ciclo Guitarrísimo - Instituto Cervantes Florianópolis
Oque: Quarteto Brasileiro de Violões: Suíte Ibéria
Quando: Dia 21 de Outubro, as 20h
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) - Floripa-Centro
Gratuito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário