Compre aqui o livro 'vísceras'

Conecte-se:


*Blog Raul Machado: http://raulmachado.blogspot.com/


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Artista Catarina

-Luiz Henrique Schwanke
-Biografia

Joinvilense nasceu no dia 16 de junho de 1951. Desde criança demonstrava aptidão tanto para as artes (teatro e plásticas), como para a publicidade. Hoje, Schwanke é considerado um dos mais importantes artistas de sua cidade e um dos mais reconhecidos em Santa Catarina. Em pouco mais de 30 anos de produção não é possível quantificar o seu acervo. Atuou também como cenógrafo e ator.
Ainda na adolescência, recebeu prêmios com textos escritos para festivais de teatro amador que, na época, eram promovidos pelo governo do estado de Santa Catarina. Nas artes plásticas, seu primeiro reconhecimento foi conquistado com um desenho realizado em 1962, quando cursava o primário no Grupo Escola Rui Barbosa. Esse mesmo desenho participou do 11º Salão Nacional de Arte Infantil, promovido pela “Folha de São Paulo”, recebeu medalha de ouro em Santa Catarina e menção honrosa em São Paulo.
No início, realizava pinturas de cunho primitivista e fazia uso do pontilhismo para retratar a paisagem catarinense. Sua primeira mostra individual, com pinturas, aconteceu em 1969 na “Exposição de Flores e Artes de Joinville”.
Ainda em 1969, realizou um curso técnico de reportagem e jornalismo promovido pela Prefeitura de Joinville. No ano seguinte mudou-se para Curitiba, onde freqüentou durante três anos o curso de direito. No ano de 1974 formou-se em comunicação social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde entrou em contato com a história da arte, sendo esta, desde então, referência para sua produção. Sua atuação nessa cidade, onde trabalhou durante três anos como publicitário (1977-1980), e permaneceu por 15 anos, foi tão intensa que muitas vezes é citado como artista paranaense.
No período em que freqüentou a faculdade exerceu, em quatro gestões, o cargo de assessor cultural do Diretório Acadêmico Rocha Pombo do Paraná (Darpp), quando organizou quatro salões de artes plásticas realizados na Faculdade de Filosofia. Tais exposições contaram com a atuação de Adalice Araújo, João Ozório e Carlos Zimermann na comissão julgadora e com obras de artistas hoje reconhecidos, como Fernando Velloso.
Apesar de desde o final dos anos 1960 já possuir uma produção em desenho e pintura, o que lhe rendeu exposições e prêmios, somente em Curitiba Schwanke realmente despertou para a arte. Em detrimento do desenhista e do pintor com domínio metódico, nasceu o artista que não só se utilizou da técnica, mas foi muito além. Sua poética encontra-se calcada na busca pelo conhecimento, seja pela realização de cursos, seja por meio do vasto material bibliográfico do seu acervo, das constantes pesquisas às bibliotecas públicas de Joinville e Curitiba, ou mesmo em viagens a diversos museus do mundo.
Artista extremamente reflexivo, o que pode ser constatado não somente pela erudição que envolve sua obra, mas também por intermédio de seus escritos. Esses, por sua vez, revelam um fascínio pela luz, principalmente o tratamento dado no período barroco, mais especificamente nas obras de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610), e a influência exercida pelo contato com pop art, mais diretamente a produção de Andy Wahrol (1928-1987). Contudo, influências de outros movimentos da história da arte aparecem no decorrer de sua produção, como o neo-expressismo, o concretismo, o construtivismo e o minimalismo.
Realizou mais de 130 exposições, entre individuais e coletivas, e participou dos mais importantes salões nacionais, nos quais recebeu mais de 30 premiações, tendo sido o artista brasileiro mais premiado nos salões de 1985. Em 1989, foi selecionado por uma comissão composta por Paulo Sergio Duarte, Sheila Lerner, Evelyn Berg Iochpe e Frederico de Moraes a expor no Parque Lage, na Bienal do Rio de Janeiro. Em 1991, foi o único artista catarinense a participar da 21ª Bienal Internacional de São Paulo, estando entre os 51 artistas brasileiros selecionados dos 2.059 concorrentes de 58 países. Schwanke morreu em 27 de maio de 1992.
Apesar de pouco mais de 30 anos de produção, sua obra é tão numerosa, rica e diversa que até hoje compõe mostras de importância nacional e internacional. Com curadoria de Agnaldo Farias, em 1994, cinco obras de Schwanke integraram o segmento “A atualidade (1980 aos nossos dias)”, da Bienal Brasil Século 20, com curadoria-geral de Nelson Aguilar, que almejou contar a história da arte brasileira no século 20. Sua obra “Cubo de Luz”(montada, uma única vez, na 21ª Bienal Internacional de São Paulo) integra o livro comemorativo “Bienal 50 Anos”, da Fundação Bienal Internacional de São Paulo.Muito citado pela crítica, recebeu comentários e elogios de profissionais como Adalice Araújo, Agnaldo Farias, Harry Laus, Frederico Morais, Tadeu Chiarelli, Maria José Justino, Ricardo Resende, Walmir Ayala, João Henrique do Amaral, Janga, entre outros. Entre julho e setembro de 2005, uma seriação de perfis, compôs a exposição “Dor, Forma e Beleza – A representação criadora da experiência traumática”, realizada na Estação Pinacoteca, em São Paulo. A curadoria, de Olívio Tavares e Leopoldo Nosek, incluiu, além de Schwanke, artistas de renome nacional e internacional, como Antonio Dias, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Leonilson, Karin Lambrecht, Waldemar Cordeiro e Cildo Meirelles.
Artista à frente do seu tempo, mesmo após sua morte seus trabalhos continuam a ser expostos ao lado de importantes nomes da arte contemporânea. Sua produção, apesar de ser tema de monografias, dissertações de mestrado e tese de doutorado ainda não foi, e provavelmente nunca será, completamente desvendada.

Fonte: Instituto Schwanke - htpp://www.schwanke.org.br (Vale a pena dar uma olhada).
-Obras:




Nenhum comentário:

Postar um comentário