Compre aqui o livro 'vísceras'

Conecte-se:


*Blog Raul Machado: http://raulmachado.blogspot.com/


sábado, 25 de abril de 2009

Instituto Cervantes em Florianópolis

Segue abaixo artigo escrito para a primeira edição do nosso jornal ARTERIZAR:




Instituto Cervantes em Florianópolis



Momento de glória ou ternura? No mês de março houve a inauguração das atividades culturais do Instituto Cervantes na cidade de Florianópolis, considerada a maior instituição de ensino de espanhol e grande difusora da arte Ibero-americana. Através do ciclo “Guitarrísimo” (fruto de parceria com a Fundação Catarinense de Cultura-FCC), o Instituto Cervantes trouxe ao Brasil o aclamado violonista clássico espanhol, proveniente da região de Sevilha, José Maria Gallardo Del Rey.
Através de sua intimidade com o violão Gallardo Del Rey agradou a todos que estiveram presentes para se deliciarem através de suas interpretações. Em seu programa buscou transitar por diferentes extremos da música ibérica e latino-americana e também por suas composições próprias, inspiradas em poesias de Federico García Lorca, grande poeta espanhol. Antes do início do recital houve um pronunciamento de um dos diretores do Instituto Cervantes, mostrando sua alegria em inaugurar mais um ponto de disseminação da cultura ibérica no Brasil.
Neste momento é que me questiono! Será o Instituto Cervantes uma amostra do plano de política cultural do Governo de Santa Catarina, com o intuito de aumentar o incentivo a cultura, ou somente um fato isolado, e que dele não podemos esperar muito? Cabe a nós avaliarmos a intenção do Estado em fomentar a produção e a fruição artística, ou ficar no acalanto imobilizador, deixando toda uma riqueza cultural se perder no espaço e no tempo.
Espero que inaugurações como a do Instituto Cervantes sejam recorrentes em Santa Catarina e que haja maior divulgação dos eventos culturais promovidos, propiciando à população catarinense um maior contato com expressões artísticas de outros cantos do país e do mundo, como neste caso, porém sem nunca esquecer de valorizar também, ainda mais e sempre, a cultura local!

Caio Marques

---------------------------------------------------
*Mais informações:
-Sobre o Instituto Cervantes-http://saopaulo.cervantes.es/es/sobre_nosotros_espanol.htm
-Endereço e contatos do Instituto Cervantes em Florianópolis-
Rua Esteves Júnior, 280 - Centro
CEP:88015-130 Florianópolis - SC
Tel: 48 - 3225 0224
Email: cenflo@cervantes.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário