Compre aqui o livro 'vísceras'

Conecte-se:


*Blog Raul Machado: http://raulmachado.blogspot.com/


domingo, 19 de julho de 2009

Artigo/Homenagem


*De Caio Marques


Saudades de Caymmi

Há um ano Dorival Caymmi nos deixou. Sempre evocando o mar, a terra, o céu e a bela Bahia de São Salvador, ele tocou nossos corações com suas singelas e belíssimas músicas. Ao contar para o mundo o que é que a baiana tem, Caymmi eternizou-se expressando e desvelando, inclusive aos gringos – com a ajuda da voz e atuação de Carmem Miranda, a nossa cultura tupiniquim.
No final da década de 1930, com seus 23 anos e já se sentindo grande demais para Salvador, ele resolve se mudar para o Rio de Janeiro com o intuito de ingressar na faculdade de Direito e trabalhar como jornalista. Mas não parou de compor e cantar, e o destino foi lhe mostrando que a música seria o caminho certo a ser percorrido. Os anos passaram e o Brasil rendeu-se aos pés de Caymmi, músico de produção marcada pela qualidade e não pela quantidade, simples e genial, ao falar muito com pouco. A música dele o tempo não há de apagar!

“Acontece que eu sou baiano”, dizia ele, com seu olhar dengoso. Ele é o retrato do baiano maroto, malicioso, que desde o primeiro instante te envolve através da simpatia e da “malemolência”. Casou-se com a também cantora Stella Maris e deixou à música Nana, Dori e Danilo, seus herdeiros de sangue e de voz. A prova disto é a carreira solo de sucesso e qualidade dos três.

“Eu não tenho onde morar”, confidenciava-nos. Caymmi gostava de dizer que morava nas areias das praias, ao relento da brisa do mar. Era homem das sutilezas, e os detalhes da vida não lhe passavam despercebido. E com anos de estrada musical, resolve mudar-se novamente, agora para o interior de Minas Gerais, onde descansa substituindo o seu amado acarajé por também deliciosos pães de queijo.

“Saudades da Bahia”...Saudades de Caymmi. Porém, através da eternidade de sua poesia, eu ainda “vou pra Maracangalha, eu vou...”, com certeza!



------------------------------
O Coletivo Arterizar recomenda:

-As músicas do disco "Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo - 90 anos", lançado em 2004, onde os três filhos de Caymmi fazem ao pai uma bela homenagem, cantando suas composições. O disco contém músicas como "Rosa Morena", "Maracangalha", "Você já foi à Bahia?", "São Salvador", entre outras.

-O livro "Dorival Caymmi", de Francisco Bosco, editora Publifolha. Mais informações do livro em: http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/136021/

Nenhum comentário:

Postar um comentário