Compre aqui o livro 'vísceras'

Conecte-se:


*Blog Raul Machado: http://raulmachado.blogspot.com/


terça-feira, 25 de maio de 2010

Censura Artística em Floripa / Sarau de Ciências Sociais / BNegão, Rádio Tarrafa e Ufsctock


*Censura artística em Floripa
Semana passada, um grupo de artistas locais aproveitou que o reconhecido grafiteiro paulista Zezão estava na ilha para dar uma oficina pelo Museu Victor Meirelles e programou uma intervenção artística coletiva no centro da cidade. A idéia foi grafitar os tapumes que estão ao redor da antiga câmara de vereadores, em frente a praça XV.
O cinza já estava ganhando cores e vida, chamando a atenção de quem passava pelo local, quando chega uma burocrata do Ipuf decretando o fim da atividade artística por falta de autorização prévia. E não para por aí, ela ainda determinou que os tapumes fossem virados para que a arte não pudesse ser vista pelo público! Absurdo porra!
Na manhã no dia seguinte o local foi liberado para estacionamento de veículos, impedindo o acesso ao tapume por parte dos artistas, dos pedestres e a visualização do grafite. Então carro pode, mas arte não!? Encher um pátio de caixotes que andam sobre rodas soltando fumaça é tranquilo, transformar tapumes em arte pública e coletiva não é!?
Mais uma vez Floripa dá exemplo de cegueira cultural. Mais uma vez a apropriação artística do espaço urbano-público é vista com maus-olhos pelos burocratas de plantão e suas mentes "higienizadoras". Assim fica dificil...
-Texto de Raul Machado.
-----------------------------/-------------------------------------
*Sarau Ciências Sociais/UFSC - participação do Arterizar
O CALCS (centro acadêmico livre de ciências sociais) está organizando um Sarau nesta quarta-feira. Vai rolar projeção de filmes (sobre as manifestações contra o aumento da tarifa), exposição de fotos, de poemas ilustrados e desenhos poetizados, apresentação de bandas e palco aberto (traga seu instrumento e toque!), e outras intervenções artísticas. Tudo isto regado a pinhão, cachaça, vinho e quentão!
-Quando: Quarta-feira, 26/05. A partir de 21h.
-Onde: No CFH/UFSC. Atrás do café, começo do Bosque.
---------------------/---------------------------------------------
*BNegão, Rádio Tarrafa e Ufsctock
Nesta sexta e sábado (28 e 29 de maio) vai rolar o Ufsctock na frente da reitoria da UFSC. Dois dias de muita música, com apresentação de 15 bandas. Mais informações sobre o evento você encontra aqui: http://ufsctock.blogspot.com/
E na sexta-feira a noite, primeira do evento, vamos poder curtir a principal atração do ufsctock deste ano, o show do BNegão & Os Seletores de Frequência. Antes disso, na sexta mesmo, ele vai visitar o estúdio da Rádio Tarrafa, onde vai bater um papo com a galera, que será transmitido ao vivo pela rádio. O horário desta troca de idéias ainda não está confirmado, mas qualquer novidade nós postaremos aqui.
*Rádio Tarrafa - FM Livre - Contra o monopólio da comunicação, Rompendo com as redes convencionais: Na bacia do Itacorubi/Floripa, sintonize 104,7 FM. Ouça também, em qualquer canto do mundo, pelo site http://radiotarrafa.libertar.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário