Compre aqui o livro 'vísceras'

Conecte-se:


*Blog Raul Machado: http://raulmachado.blogspot.com/


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pavan, Cacau Menezes e Cultura: Nada a ver

*Artigo de Raul Machado.

O governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB), está querendo fazer chacota da classe artística, só pode. To esperando ele sair de trás de uma moita a qualquer momento, esclarecendo que era só uma brincadeirinha de mau-gosto, ou que estava sob efeitos de fortes alucinógenos e remédios contra insônia. Tipo, pegadinha do Sérgio Mallandro, porém, com todo respeito ao Sérgio, mas Mallandro mesmo é esse Pavan.

O emético governador convidou o colunista social do grupo RBS, Cacau Menezes, para ocupar o cargo de presidência da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), cargo que seria (deveria, mas não é) equivalente a um secretário estadual de cultura (aqui em SC a cultura e as artes estão subordinadas a outra secretaria, que na prática parece ser só do Turismo).

Cacau Menezes já nos assombra diariamente com suas aparições televisivas no “Jornal do Almoço”, onde utiliza o precioso espaço como se fosse o seu diário pessoal na ilha da magia e dos seus amiguinhos. Se para nós, moradores de Desterro, já nos é estranho esse “Encantado Mundo de Cacau em Jurerê”, imagino a relação (a falta dela) de suas historinhas com a população do resto de Santa Catarina, já que o programa se pretende estadual. Sem mencionar sua coluna impressa. Mas enfim, se para a RBS o Cacau é imprescindível, não é este o fato que pretendo questionar agora. O buraco ta se abrindo mais embaixo. Imaginei, por alguns segundos de extrema agonia, o Cacau espalhando suas festinhas para todo o estado e o CIC (Centro Integrado de Cultura) se transformando em um lounge music club. Bota na tela, amarelo! Mas chega de especulações.

Sorte nossa (ufa!) que Cacau Menezes negou o convite, e o fez publicamente, deixando exposta a falta de tato político de Pavan e sua total ignorância com os meios artísticos estaduais. Cacau não precisa se meter explicitamente na política, botando a cara à tapa e se queimando dessa forma, ele é esperto. O uso do poder midiático, dos contatos e das relações sociais, profissionais e políticas já o satisfazem e não sujam a sua barra tanto quanto entrar no mundo da política institucional, ainda mais de mãos dadas com um tipo como esse Pavão.

A questão é que o governador fez merda, Cacau se recusou a cheirar (!) o fedor, e a Anita Pires (então presidenta da FCC) se sentiu desprestigiada, ou sei lá o que, e entregou o cargo. E agora, José? Um problema levantado por muitos foi a continuação das ações da FCC frente às loucuras e ignorâncias “Pavônicas”, e a influência de questões político-eleitorais na decisão de um@ nov@ president@ para a FCC em pleno ano de eleições para um monte de cargos onde o salário é alto e que fazem os olhos de burocratas e sanguessugas de plantão brilharem como espelhos de Pedro Álvares Cabral.

A classe artística está se organizando para bater um papo com o governador ainda esta semana. A exigência mínima é que a FCC seja presidida por alguém ligado à área artístico-cultural e que tenha conhecimento da realidade catarinense. Outra demanda é que as atividades da FCC sejam tocadas logo e que não sofram com essa bagunça política, como a reforma do CIC, os convênios com o Ministério da Cultura, a estruturação da rede de Pontos de Cultura no estado, o concurso público da própria Fundação, a manutenção dos editais de Cinema e Elizabete Anderle, o Sistema Estadual de Cultura e a adesão de Santa Catarina, a institucionalização do Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura, o encaminhamento das deliberações da II Conferencia Estadual de Cultura, etc. For fim, outra demanda que possivelmente deverá ser discutida é sobre a necessidade de se instituir uma Secretaria de Estado de Cultura, independente do Turismo, Esporte e Lazer, com garantia orçamentária e amparada por uma lei estadual de incentivo.

*Texto com informações de:

http://wp.clicrbs.com.br/contraversao/2010/05/03/acefalia-cultural/?topo=77,2,18,,,77

http://www.culturadigital.br/skarnio/2010/05/02/sobre-a-fundacao-catarinense-de-cultura-proposta-de-articulacao/

*Quaisquer novidades referentes ao assunto, informaremos aqui no blog. Fiquem espertos!

Abraços, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário